Você está aqui: Página Inicial > IFTO > Jice > 8ª Jice > Apresentação

Apresentação

por Diretoria de TI publicado 12/05/2017 13h50, última modificação 06/07/2017 17h01

TEMA

A Matemática está em tudo.

OBJETIVOS

Estimular os estudantes por meio da iniciação científica e oportunizar a troca de ideias entre pesquisadores e extensionistas de áreas afins, proporcinando um espaço de divulgação e desenvolvimento do pensamento técnico-científico, bem como a produção e discussão de trabalhos resultantes dos projetos de pesquisa e de extensão dos estudantes do Instituto Federal do Tocantins – IFTO e demais instituições.

PÚBLICO-ALVO

  1. Estudantes de iniciação científica do IFTO;

  2. Estudantes envolvidos em projetos de extensão;

  3. Estudantes dos cursos do IFTO;

  4. Comunidade acadêmica externa;

PÚBLICO ESTIMADO

  1. Previsão de 800 (oitocentos) participantes.

DATA DE REALIZAÇÃO E INSTITUIÇÕES ENVOLVIDAS

A 8a Jornada de Iniciação Científica e Extensão – JICE –, acontecerá de 25 a 27 de outubro de 2017 em Gurupi, integrará a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNTC –, através da Semana Integrada do Programa Inova Gurupi. Nesta edição participarão as seguintes instituições de ensino: Instituto Federal do Tocantins – IFTO –, Universidade Federal do Tocantins – UFT e o Centro Universitário UnirG.

PRêmio jovem cientista francisco filho

O IFTO conta, desde 2009, com o Programa de Iniciação Científica – PIC/IFTO –, que disponibiliza bolsas para os estudantes do IFTO para incentivá-los à prática de pesquisa aplicada, desenvolvendo atividades científicas e tecnológicas no IFTO, com o envolvimento de docentes, técnicos administrativos e colaboradores. O PIC/IFTO tem por objetivo contribuir para a formação de recursos humanos qualificados para a atividade de pesquisa aplicada e profissional, estimulando os participantes a desenvolverem atividades científica, tecnológica, profissional e artístico-cultural com o propósito de despertar o pensamento crítico, científico e a criatividade, além de possibilitar uma maior integração entre os diferentes níveis de ensino da Instituição.

Na JICE é o momento para a troca de experiências e apresentação dos resultados alcançados nas pesquisas de todos os envolvidos no PIC/IFTO, sendo a participação na apresentação de trabalhos requisito prioritário e obrigatório aos estudantes do programa. Para reforçar e estimular a participação dos estudantes na JICE, em 2013 o evento passou a premiar os melhores trabalhos nas seguintes modalidades:

  1. Trabalho de Extensão;

  2. Artigo Científico – Ciências Exatas e da Terra;

  3. Artigo Científico – Ciências Biológicas;

  4. Artigo Científico – Engenharias;

  5. Artigo Científico – Ciências da Saúde;

  6. Artigo Científico – Ciências Agrárias;

  7. Artigo Científico – Ciências Sociais Aplicadas;

  8. Artigo Científico – Ciências Humanas;

  9. Artigo Científico – Linguística, Letras e Artes;

Em 2015 esta premiação passou a se chamar “Prêmio Jovem Cientista Francisco Filho” e envolve as seguintes categorias:

1. Mérito Científico;

2. Melhor Apresentação.

Na categoria 1 serão premiados os melhores trabalhos por mérito científico sendo que o autor principal deverá, obrigatoriamente, ser um estudante de qualquer instituição de ensino.

Na categoria 2 serão premiados as melhores apresentações realizadas por estudantes de qualquer instituição de ensino, seja de forma oral ou em forma de pôster.

Na modalidade de trabalho de extensão serão premiados os 1º, 2º e 3º colocados. Nas demais modalidades, serão premiados os primeiros colocados.

Espaço Inovador

No ano de 2017 pela primeira vez a JICE contará com um espaço específico para a divulgação de ações destinadas à inovação tecnológica. Nesse espaço acontecerá o campeonato de robótica, a exposição de trabalhos de pesquisa tecnológica de relevância no IFTO pela “Mostra Tecnológica” e a apresentação de soluções para um problema identificado no setor produtivo, que acontecerá no “Desafio de ideias”.