Infraestrutura

por Diretoria de TI publicado 02/08/2017 16h26, última modificação 03/08/2017 15h36
Instalações e equipamentos dos laboratórios para a habilitação profissionais do Curso Técnico em Agricultura

Os Institutos Federais (IF) foram criados com uma proposta político-pedagógica de ofertar à população educação básica, principalmente em cursos de ensino médio integrado à educação profissional técnica; graduações tecnológicas, licenciatura e bacharelado e programas de pós-graduação lato e stricto sensu, além de manterem a formação inicial e continuada (FIC) de trabalhadores. No contexto dos IF, o IFTO Campus Avançado Formosos do Araguaia surgiu durante a terceira etapa da expansão da rede federal, regulamentada em agosto de 2012, ofertando os cursos Técnico Subsequente em Agricultura e em Informática.

O Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (CNCT, 3ª edição), estabelecido pela Resolução CNE/CEB nº 01/2014, é o instrumento responsável por disciplinar e orientar os sistemas de ensino de educação Profissional e Tecnológica, tanto pública quanto privada, no que diz respeito à oferta dos cursos técnico de nível médio. No Eixo tecnológico de Recursos Naturais, inclui-se o Curso Técnico em Agricultura e em sua página 226, o CNCT estabelece como infraestrutura mínima requerida para o curso:

 

Biblioteca e videoteca com acervo específico e atualizado. Laboratório de informática com programas específicos. Laboratório de biologia. Laboratório de propagação vegetal. Laboratório de solos. Laboratório de classificação e armazenamento dos produtos agrícolas. Unidades didáticas de produção vegetal, armazenamento e mecanização. Unidade de produção vegetal e beneficiamento agroindustrial”

 

Neste sentido, faz-se necessária à adequação da estrutura da unidade do IFTO em Formoso do Araguaia para atender às normas vigentes bem como para proporcionar um ensino de maior qualidade, visto que principalmente no caso dos laboratórios, a experimentação permite uma maior visualização dos fenômenos conceituados em aulas teóricas. No referido campus, pretende-se em construir um laboratório multidisciplinar, denominado de Laboratório de Agricultura, no qual poder-se-ão realizar práticas de biologia, classificação e armazenamento de produtos agrícolas e de solos.

Vale lembrar que os equipamentos e vidrarias apresentadas neste laudo constituem apenas a estrutura já existente para o Laboratório de Agricultura. Os reagentes ao final deste documento apresentados ainda não foram adquiridos e representam uma sugestão para a realização de aulas práticas, cuja aquisição é fundamental para início das atividades laborais.

 

Laboratório de Agricultura

Descrição

Espaço comporta trinta alunos, mas há 10 banquetas de madeira e quatro cadeiras. Além disto há um quadro branco e uma mesa de escritório. O espaço é dedicado para realização de aulas práticas, experimentação e demonstração de conceitos dentro da proposta de trabalho de cada professor. Neste espaço, os alunos também vivenciam formas de utilização do laboratório e visualizam os instrumentos comumente utilizados.

Utilização

O laboratório instalado possibilita o trabalho com aulas práticas e demonstrativas, com assento para dez alunos.

Descrição física

Espaço físico em piso antiderrapante com nível favorecendo o escoamento para os ralos. Sem janelas, presença de dois ar-condicionado. Uma porta metálica de tamanho padrão e presença de extintores de incêndio fixados na parede. Uma bancadas de alvenaria com tampo em mdf para os alunos, debaixo da qual há espaço para armazenamento de materiais, sem porta; e uma bancada de alvenaria azulejada onde estão dispostos os equipamentos. Segue apresentação do leiaute.

Instalação elétrica

Tomadas 220 V nas bancadas e em locais onde devem ser instaladas os equipamentos fixos.

Equipamentos de segurança

Extintor de incêndio (pó BC e CO2)

  

EQUIPAMENTOS DE LABORATÓRIO

Quantidade

Descrição

2

Estereomicróscopio Binoc

1

Estufa bacteriológica

1

Incubadora tipo B.O.D

1

Incubadora BOD com Fotoperiodo

2

Phmetro Portátil

2

Barrilete em PVC 50 L.

2

Termohigrômetro digital.

2

Agitador magnético analógico com aquecimento.

4

RHB-32ATC 0 a 32 (brix) para suco de frutas RE.

8

Estereomicroscópio binocular com aumento até 80x LED

2

Barrilete de PVC 10 L.

1

Capela de exaustão de gases.

1

Deionizador de água.

1

Balança analítica

1

Balança

 

Vidrarias

Quantidade

Descrição

5

Funil analítico de vidro

5

Provetas graduadas (50 mL)

5

Pipetas graduadas (25 mL)

100

Tubos de ensaio

50

Placas de Petri (20 cm)

2

Almofariz + Pistilo

4

Vidro de relógio

8

Cadinho

 

Salvar