lugares turísticos

Taquaruçu

Taquaruçu é conhecida como a região serrana de Palmas, pela riqueza de sua vegetação e clima ameno. Das encostas das serras caem cachoeiras formando os vários córregos e ribeirões. Tudo isso a 32km de Palmas, com estradas pavimentadas e boa infra-estrutura. São cerca de 85 atrativos em um raio de 25 km, o que garante ao turista possibilidade de voltar várias vezes ao Distrito de Taquaruçu.


Jalapão

Região árida pontilhada de oásis, situada a leste do estado do Tocantins, com temperatura média de 30 ºC, tem área total de 34 mil Km2, cortada por imensa teia de rios, riachos e ribeirões, todos de água límpida e transparente.

O Jalapão abrange os municípios de Ponte Alta do Tocantins, Mateiros, São Felix do Jalapão, Novo Acordo, Santa Tereza do Tocantins e Lagoa do Tocantins, ocupando uma área equivalente ao estado de Sergipe e que passou a condição de parque estadual a partir de 2001.

Avistar os rios que banham a região (Sono, Soninho, Novo, Balsas, Preto e Caracol) pode parecer miragem em meio à paisagem árida e rasteira, que varia do cerrado baixo à campina. Matas de galeria surgem próximas de rios, cachoeiras, lagoas, dunas de areia, serras e chapadões de até 800 m de altura. A jalapa-do-brasil, que deu nome ao Jalapão, pode ser encontrada em toda parte. É impossível não ficar maravilhado com a beleza da Cachoeira da Velha, do Lageado, da Fumaça, Brejo da Cama. É emocionante sentir entre os dedos a areia dourada das dunas do Jalapão.

É inesquecível o mergulho nas águas límpidas e transparentes da cachoeira do rio Formiga e flutuar nas águas borbulhantes do Fervedouro. Imperdível conhecer a história e o artesanato de capim-dourado da comunidade dos Mumbucas, ex-escravos fugidos da Bahia.

Sem contar a fauna composta por veados-campeiros, tamanduás-bandeiras, antas, capivaras, lobos-guarás, raposas, gambás, macacos, jacarés, onças, além de cobras (sucuris, cascavéis e jibóias). Entre as aves estão tucanos (emocione-se com a revoada), papagaios, araras-azuis, siriemas, emas e urubus.

É possível passar dias no Jalapão sem ver uma única pessoa. A densidade populacional é de 0,8 hab/km2.

Uma das portas de entrada para esse paraíso é a cidade de Ponte Alta do Tocantins.

Conheça um dos últimos redutos naturais do Brasil, comece a sentir as emoções de curtir uma aventura no paraíso ecológico no coração do Brasil.

Conheça e preserve o Jalapão, leve apenas recordações de fotos e filmagens, mostre aos amigos e pessoas queridas que ainda existe no mundo, um lugar onde o ar é totalmente puro, livre de qualquer poluição, as pessoas são simples, simpáticas e receptivas, a água dos rios é potável e a natureza ainda se encontra intocada.



REALIZAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DO TOCANTINS - 2012

Campus Palmas - IFTO - AE 310 SUL, Avenida LO 05, s/n

Palmas - Tocantins - Brasil

CEP: 77.015-200

(63) 3236-4000/ (63) 3236-4009