Homenagens e premiações marcaram o encerramento do Connepi 2012
21/10/2012
A solenidade de encerramento do Connepi 2012 foi marcada pelo som de aplausos. Mais de 500 alunos e servidores dos institutos federais das regiões Norte e Nordeste que lotaram o Auditório Capim Dourado comemoraram a continuidade do crescimento na participação de alunos e servidores, principalmente no número de submissões de artigos, nesse evento que já está na sétima edição e atingiu a marca de 2.340 trabalhos aprovados.

Desse total, cerca de 240 artigos, divididos em oito grandes áreas do conhecimento, foram selecionados para apresentação oral e passaram por duas avaliações – a do avaliador Ad hoc, que deu uma nota pelo mérito científico, e a do presidente de mesa. A nota final dos trabalhos indicados para premiação foi a média das duas avaliações.

Os três primeiros colocados de cada grande área receberam premiação, que foram entregues na solenidade de encerramento aos primeiros autores de cada trabalho. “Todo pesquisador gosta de ser reconhecido pelo seu trabalho e, muitas vezes, nós temos artigos excelentes, de nível internacional, e às vezes não são reconhecidos pelas instituições. Nós pensamos em dar um destaque maior para esses artigos que tiveram mérito científico”, explicou o pró-reitor de Pesquisa e Inovação do IFTO, Augusto Cesar.

O pró-reitor destacou a importância dessa ação, pois é uma maneira de mostrar o reconhecimento pelo estudo científico realizado e também um incentivo aos alunos para que eles continuem a desenvolver pesquisas e inscrever artigos.

Connepi 2013

Durante o encerramento, os participantes viram um vídeo de apresentação da próxima cidade que irá sediar o Connepi: Salvador (BA), a partir de uma parceria entre os institutos federais da Bahia e Baiano. O pró-reitor de Pesquisa e Inovação do IF Baiano, Vandemberg Salvador de Oliveira, disse que a expectativa é muito grande. “Historicamente, as versões do Connepi sempre foram num crescente de qualidade e de quantidade. A nossa melhor expectativa é que nós tenhamos algo em torno de 4 mil participantes”, anunciou o futuro coordenador geral do evento.

Oliveira ressaltou que a organização espera contar com alunos e servidores de todos os institutos federais das regiões Norte e Nordeste acrescentou que o comitê organizador da oitava edição do Connepi vai preparar todas as estratégias para manter a tradição em pesquisa e inovação dos IFs integrantes do evento.

Reconhecimento

Os participantes do evento também comemoraram junto com a estudante Ana Luiza Fernandes da Costa, do IF de Goiás, pelo primeiro lugar concedido à primeira aluna da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica no 10º Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica, tradicionalmente conquistado por estudantes universitários.
 
A estudante recebeu como prêmio R$ 7 mil reais, uma bolsa para realização de mestrado, além de passagens aéreas e hospedagem para participar da Reunião Anual da SBPC, em 2013. O trabalho premiado foi “Sensor multivariado para identificação de compostos orgânicos”, orientado pelo professor Fernando Schimidt. 

Confira aqui os trabalhos premiados durante o VII Connepi. 



  Leia mais Noticias




REALIZAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DO TOCANTINS - 2012

Campus Palmas - IFTO - AE 310 SUL, Avenida LO 05, s/n

Palmas - Tocantins - Brasil

CEP: 77.015-200

(63) 3236-4000/ (63) 3236-4009