Você está aqui: Página Inicial > Agrotins > Artigos

Artigos

por Diretoria de Comunicação - Vivian Facundes publicado 26/05/2020 15h02, última modificação 26/05/2020 18h45

Construindo um decompositor: Resíduos orgânicos da alimentação dos alunos aproveitados na biofertilização da horta da instituição

Foi construído e implantado no campus Paraíso de um biodecompositor, para a produção de biofertilizante a partir dos resíduos orgânicos gerados pelas sobras da alimentação oferecida aos alunos em cumprimento ao PNAE - Programa Nacional de Alimentação Escolar. O biofertilizante produzido será utilizado na horta e no pomar da instituição. A tecnologia do decompositor apresentou-se como alternativa sustentável para a redução do volume de resíduos sólidos orgânicos gerados. Além disso, apresenta também potencial econômico já que aumenta a produtividade da horta e do pomar, aumentando assim a quantidade de alimentos advindos da produção própria, o que consequentemente diminui o gasto com a alimentação escolar.

by Diretoria de Comunicação - Vivian Facundes Published 26/05/2020 15h04 Arquivo

Validação de Modelo de Produção Hidropônica voltado para comunidade de baixa renda utilizando energia solar no município de Palmas - Tocantins

O projeto objetivou o cultivo de alimento hidropônico em ambiente protegido, tendo foco na produção de alface por ser de maior procura no mercado consumidor. O uso de sistema fotovoltaico no projeto objetivou a diminuição dos gastos com energia elétrica, tornando o modelo de produção alto sustentável, o que o torna de grande valia para o mercado e produtores interessados na modalidade de cultivo, além de que, com esses ajustes o modelo pode ser aplicado em regiões remotas, ampliando assim o campo de alcance do projeto. Diante disso, a pesquisa realizada especificou os benefícios que a junção dessas duas ciências trazem ao meio. E assim verificou a viabilidade da utilização do meio proposto, expondo dados e fatos que mostram os prós e contras da utilização do meio, encontrados durante a realização do estudo, fomentando a atividade do Agronegócio, e apresentando alternativas para os problemas encontrados durante os ciclos de produção, podendo, assim, divulgar a tecnologia nas comunidades de baixa renda do município.

by Diretoria de Comunicação - Vivian Facundes Published 26/05/2020 15h09 Arquivo